Problemas que os alunos vêem

Por Sulamita Ricardo

Que o Instituto de Arte e Comunicação Social tem muitos problemas na sua estrutura, isso todos sabem. Mas qual a opinião dos estudantes de Comunicação sobre o curso? Quais as sugestões dos alunos para o instituto? Uma pesquisa de opinião foi feita com 19 alunos do curso de comunicação revelou o que eles pensam sobre o lugar onde estudam e passam grande parte do dia.

Cerca de 68% dos entrevistados achou a estrutura do IACS razoável. As outras opiniões ficam entre ruim e péssima. Muitos alunos já foram prejudicados pela falta de algum equipamento, na maioria das vezes computador ou aparelho de DVD. Computador é o segundo equipamento mais procurado no instituto, e só perde para o Datashow. Além de material, os alunos sentem falta de um auditório e de uma biblioteca.

Pouco mais da metade dos alunos abordados acha o curso de Comunicação bom: cerca de 53%. Entretanto, algumas questões relativas ao curso, principalmente na grade de disciplinas, são a maior causa de indignação entre os entrevistados. Segundo os estudantes, deveriam ser ofertadas mais disciplinas especializadas e voltadas para outras áreas da Comunicação. Ao mesmo tempo, o curso é motivo de orgulho para todos os alunos entrevistados, por causa da bagagem crítica que oferece.

Os professores também são motivo de orgulho e indignação. Enquanto alguns foram chamados de preguiçosos e folgados, outros foram elogiados pela determinação com que superam as limitações do instituto para darem boas aulas.

Ainda nessa categoria, os próprios alunos também são motivo de orgulho. O IACS tem formado profissionais reconhecidos no mercado, e isso é um incentivo para quem ainda não concluiu o curso. Outra característica citada foi a capacidade dos estudantes em transpor as barreiras do Instituto.

De acordo Fábio Dias, do 3º período de Jornalismo, a estrutura do IACS ainda deixa a desejar. “Segundo alguns alunos com quem conversei, inclusive professores, a coisa já foi muito pior”, declara ele. O aluno destaca o laboratório de informática, a falta de estúdios e de uma biblioteca como os problemas principais. Andrew Costa, do 2º período de Publicidade, enfatiza também a falta de uma quadra poliesportiva. “O "casarão" pode até ser um lugar aconchegante e legal, mas está longe de oferecer uma estrutura de qualidade para os cursos de Comunicação da UFF”, opina o aluno.

Nenhum comentário: